25 junho 2007

A minha turma é liiiiiinnda!!


O cheirinho a marchas ainda está no ar e o orgulho e bairrismo fazem-se sentir no meu coraçãozinho de professora. A Gala dos Finalistas de 9º ano decorreu no sábado passado e o pensamento que mais electrocutou os meus neurónios foi:

A minha turma é liiiiiiiiiinnda!

A semana foi intensa. O culminar de um trabalho de meses, que terminou com a decoração da sala para a festa. Andámos a cortar e a forrar estrelas em prateado para cubrir o tecto de um pavilhão amplo. Foi o delírio! Até os professores destacados como suplementes para as vigilâncias dos exames colaboraram nesta empreitada. Pensam que havia horas mortas na sala dos professores? Qual quê! Tudo ali de tesoura, x-acto e cola na mão!
As estrelas apareceram, e os livros de curso foram feitos, tudo graças aos professores. Houve quem andasse empoleirado no andaime a pendurar as decorações, outros a fazer slide shows que compilaram as fotos dos miúdos desde o 7º ano, e muito, muito, muito, muito mais trabalho que se traduziu nas milhentas pequenas coisas, que por vezes são o que mais empata nestas situações.

A noite de 6ª feira foi longa e o sábado foi dedicado aos arranjos finais que foram só desde a manhã, até ao final da tarde! Tempinho com a família? LOL! Eu já mal via o André durante a semana e posso dizer à boca cheia que não fui eu a que mais trabalhou!

Ninguém trabalhou para ter agradecimentos, mas custa sempre ouvir a deixa do:
"- Ah és professora? Grandes férias, hã?"

Ser professora é um estado que nos obriga a ver as coisas na perspectiva do que é preciso fazer e não do que nos mandam fazer. A chefe não pediu a ninguém para trabalhar ao sábado, e no entanto estavam lá professores e funcionários a trabalhar incansavelmente e sem dinheiro extra no final do mês. Escusado será dizer que a única coisa que ganhámos foi um cansaço extremo.

No sábado, eu já estava saturada de tudo e só me apetecia ficar a descansar em casa como qualquer trabalhador que não tem tantas férias como os professores :P
O tempo estava bom, a malta ia para a praia e eu de castigo na escola. Estava tão contrariada... Todos tínhamos consciência de que o trabalho seria inglório e que os miúdos nem iam dar valor a metade do nosso esforço. Mesmo assim, lá estivemos, sempre a dar no duro, e a apoiarmos-nos mutuamente.
Houve professoras extraordinárias que, literalmente, fizeram brilhar aquela festa. Completamente incansáveis e sempre bem dispostas. Eu fiz o que pude para colaborar com elas, mas reconheço-lhes aqui o empenho sem limites num trabalho que merece ser louvado.

Lá para as 8 e meia da noite, cheguei à festa, toda aperaltada! A Presidente do Conselho Executivo nem acreditava que a fulana de fato macaco com máscara no rosto, que esteve durante a tarde a pintar estrelas com spray prateado, era eu! Uma Cinderela contrariada, a trabalhar contrariadamente numa noite de sábado, deixando em espera um fim de semana merecido.

Mas, assim que descubro a minha mesa, vem uma aluna da minha Direcção de Turma ter comigo em pulgas:
"-Stôra!!!! Nós estamos lá ao fundo!"

Eu olhei para ela e só pude rasgar o maior sorriso sincero que encontrei: "ela estava tão linda!"
Lá fui eu, mãe-galinha, ter com os meus pequenotes e a sentença era sempre a mesma. Eles estavam lindos! Todos aperaltadinhos, nos seus penteados, vestidos, gravatas, sapatos e malas... um absoluto must!

Quando regressei à minha mesa, para dar início ao jantar, logo aí já tudo tinha valido a pena, já a contrariedade se havia escapulido de vergonha, porque eu era uma Directora de Turma babada e orgulhosa, a pensar com o coração cheiiinho (e por favor, leiam em jeito de pregão):

"A minha turma é liiiiiiiiiiiiinda!"

1 comentário:

Anónimo disse...

A julgar por esse exemplar feminino de rostinho escondido por detrás da etiqueta “finalista” a tua turminha é, de facto, linda! Assim como linda é a professora!:)

A par da comemoração propriamente dita, o bom das festas está também nos preparativos. Eu gosto da azáfama, do entusiasmo, da divisão de tarefas, da arrumação do espaço, do convívio entre aqueles que se dedicam à lida prévia do grande momento de alegria e de confraternização, porque a felicidade reside igualmente nestes pequenos comprazimentos, tornando o momento final muito mais saboroso!

Foi uma noite feliz que te confortou o coração, demonstrando-te aquilo que tu já tão bem sabes: o verdadeiro caminho para sermos felizes é amar o nosso trabalho e tentar encontrar nele a nossa satisfação.

Beijocas