Sou Directora de Turma, o que mal comparado é tipo um serviço de apoio ao cliente, com a diferença de que eu não atendo ninguém a começar por "Ok Teleseguro, fala a Marta!".
A tralha de coisas para fazer é tanta... Perguntas no Executivo, dúvidas com os colegas, Fazer, Tirar fotocópia, Pedir, Confirmar, Entregar... eu sei lá. Tenho todo o tipo de verbos como entrada nos meus post its e quando eu sou Directora de Turma eles são, sem sombra de dúvida, os meus melhores amigos.
A capa do meu caderno diário é o quadro de afixações importantes. Decidi separá-los por duas colunas: assuntos a tratar com a turma (à direita) e assuntos a tratar extra-turma (à esquerda). A imagem que documenta a minha técnica até é das mais lights - hoje dei-lhes aulas e por isso já despachei um carradão de papelinhos.
Este tipo de organização funciona às mil maravilhas comigo. Eu sou daquelas pessoas que gastou dinheiro num pda e matou-se à procura de um programa de agenda que tivesse a função de cross out, para riscar as tarefas cumpridas. Até já defini no pda uma categoria de eventos que dizem respeito à direcção de turma e adivinhem de que cor é? Rosa clarinho, pois claro, que é a cor das mamãs galinha! :)
Curiosamente, com os miúdos isto também parece funcionar. Quando tenho de dar informações em aula, eles entusiasmam-se bastante sempre que arranco o post it do caderno e o amachuco ao som de um "neeeext!".
Os colegas na sala de professores já repararam e naquela sabedoria anciã comentaram comigo: " ohhh, tu fazes isso porque ainda és nova!"
Será que há limite de idade para se ser minimamente organizada e gostar de ver as coisas feitas?
4 comentários:
Que saudade dos meus velhos tempos de solteira no Brasil, onde eu só estudava à noite e trabalhava o dia inteiro, aproveite Sofia!
Hoje sou uma Maria Portuguesa!
beijos
Waleska
A organização é uma virtude, quem disse que tu ainda eras muito nova, perdeu essa virtude.
Tipos de pessoas como tu dignificam a nossa classe, e esses comentários a que nós estamos habituados são das pessoas que serão os titulares e que vão avaliar "teu excesso de organização" (segundo eles).
Luís
Acho que também vou adoptar essa técnica do "post it". É muito mais prática: tarefa cumprida, autocolante rasgado! A minha estratégia é semelhante, mas não inclui uns papelinhos coloridos.;)
Eu uso um caderno A5 de capa dura e ilustrado com o Winnie the Pooh. Todas as entradas estão datadas e incluem uma "to do list"... é isso mesmo: uma sequência de tarefas ordenadas por grau de prioridade, precedida por este título fabuloso!
Para além de constituir um excelente "auxiliar de memória", este valioso caderno contém ainda itinerários de aula, calendário de testes e de actividades... muito melhor do que os "Diários do Professor" da Porto Editora! ;)
Esse comentário infeliz do "fazes isso, porque AINDA és novinha..." é recorrente. Já o ouvi centenas de vezes e soa-me sempre ao mesmo: a desculpa esfarrada para justificar a falta de brio e empenho profissionais. Dizem que a experiência é a mãe de todas as coisas, portanto, se mais velhos, deveriam produzir mais e melhor… digo eu…
Ainda na linha dos laços de parentesco, a organização é prima da perfeição... e, como sabemos, não há nada mais importante do que a família... ;p
Beijinhos e continuação de um bom trabalho.
Não há limite de idade, ou se é, ou não se é. Há quem gostasse de ser, e põe como desculpa a idade. Temos pena!!! Viva as pessoas organizadas!!! Ora essa!!!
Ana Antunes
Enviar um comentário