O concurso de professores anda à roda como a lotaria nacional. Ficamos igualmente ansiosos por que nos calhe um prémio, todas as semanas. Até que na quinta-feira:
Pim... calhou-me a mim!
(Tentem dizer o seguinte com aquele pregão da lotaria)
ES-CO-LA de SAN-TO AN-DRÉ!
VIN-ti-DU-as-HO-ras!
- Santo André? - do outro lado do telefone a minha amiga Cláudia continuava com os pormenores do horário e eu só pensava: malas, viagem, alugar quarto, lá vou eu para a costa alentejana.
Espera! O mais que concorri foi Grândola... Santo André - Barreiro!!!
Fixe! Para ser tão pertinho de casa, ainda em Setembro é porque é no limite das minhas preferências: umas 12 horinhas....
- Completo, Sofia! - a voz da Cláudia soava como o despertador hoje de manhã: nem queria acreditar!
Hoje fui conhecer as "pestes". São bonzinhos, faladores, mas bonzinhos. Tenho uma direcção de Turma de 9º ano, que é só das "melhores" que se pode ter... com excepção do 12º. E o melhor de tudo é que estou à nora. Tenho de fazer todo o trabalho do DT no início do ano: inquéritos, tirar faltas, reunião com os encarregados de educação... não tem nada a ver com a direcção de turma que tive de 11º ano, em Portimão. Enfim, espera-me muito trabalho, mas eu gosto. O que custa mesmo é entrar no esquema, depois é segue, segue, segue, segue até encontrar o final do ano.
Os cachopos são espevitados, mas aqui que ninguém nos ouve, estão na idade!
Houve um no final da aula que veio ter comigo e perguntou:
- Que idade é que a stôra tem?
- Se me demonstrares a relevância dessa pergunta, eu respondo-te!
- Oh! Tem 33, não é?
Ai, ai. Eu ainda nem consigo dar bem a volta a língua, para dizer vinte e oito, e o rapazinho já me carrega com mais cinco!
A franqueza das crianças dá conta de mim...
6 comentários:
Um beijinho especial para a Cláudia, que me deu a feliz notícia, e que está a aguardar pela sua sorte na próxima semana!
Estou a torcer por ti! ;)
Deves estar quase, quase!
Fiquei muito contente por ser a portadora de tão boas notícias! :)
Como tua amiga e como professora sei bem o que significa o particípio passado, com valor adjectival, do verbo colocar, no género feminino...
COLOCADA: são as quatro sílabas que determinam o rumo de uma vida por um ano lectivo (as stôras contabilizam o tempo por anos lectivos), organizando-a, e que nos dão a possibilibidade de exercemos o ofício que tanto amamos.
A imprevisibilidade, o carácter aleatório, o jogo das probalidades é angustiante, mas fazem parte do sistema... Há que confiar na sorte, fazer figas, pedir que torçam por nós, apelar ao Divino... enfim, há que esperar!
Eu aposto todas as semanas, numa destas vou ganhar, certamente! ;)
Obrigada pela tua mensagem.
Beijinhos
Que bom!
Mas agora, em vez de exercício para diluir a ansiedade, terás que fazer "Ioga para nervosos", pelo menos no meu caso era o que necessitaria para conseguir paciência para os alunos. O que (não)me tranquiliza é a máxima da ministra que diz que os alunos são como os doentes para os médicos: os piores são o maior desafio (até já a estou a imaginá-la a dar aulas na sua Faculdade, a mandar calar 5 vezes o mesmo aluno ao mesmo tempo que lhe lhe explica de 5 maneiras diferentes a matéria...)
Luís
Essa é boa!!
Se os alunos são doentes e o professor é médico, então eu queria ser o Dr. House!
Métodos politicamente pouco correctos, uma pitada de desprendimento, e muita eficácia!
E já que estamos no país das Maravilhas Ministeriais, será que ela não queria dizer que os filhos do Capitão von Trapp estão para os alunos, como a Maria (freira) está para os professores? Em analogias desasjustadas à realidade das nossas escolas, esta é a única que aceito ser para ser comparada.
"The hills are alive
with the sound of music!"
;)
Olá..Parabéns pelo trabalho, é assim mesmo, tudo acontece aos pouquinhos!
Estamos indo em Dezembro passar o natal em Portugal,será com certeza um prazer conhecer-vos pessoalmente!
Quanto ao ano Novo..como vcs dizem mesmo..fixxxeeeee!No brasil quando a idéia é boa dizemos, DEMOROUUU,..vamos nessa!
Pode combinar que estamos dentro!
Grande beijo
Wal
Eu só queria dar parabéns ao puto que te deu 33. Esse míudo é que vive e tem olhinhos na cara. O resto é conversa de gajas.
PS: Note-se o evoluir dos meus comentários...isto qualquer dia...upa upa!
Enviar um comentário